Atuação e Resultados

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

A SBEF definiu estratégicas de ação, com foco em resultados que possam fortalecer a Ciência e a Engenharia Florestal, seus profissionais, e beneficiar a sociedade.

O manejo florestal sustentável e a atuação profissional constituem a temática central que baliza esse conjunto de ações.

As inciativas envolvem medidas na esfera judicial, que buscam garantir a observância aos atributos de capacidade profissional demandados pelo Código Florestal para elaboração e execução dos planos de manejo florestal sustentável, e a isonomia entre as carreiras profissionais, obtida por meio de adequada formação profissional superior.

Esse esforço é complementado por ações que buscam incrementar e aperfeiçoar a fiscalização do exercício profissional em serviços e atividades inerentes ao manejo florestal, uma missão do Sistema Confea / Crea.

O foco é superar limitações que hoje restringem a atuação dos Crea, como o acesso a dados que possam balizar ações de inteligência aplicada à fiscalização, e também a complementação da regulamentação pertinente, de modo a subsidiar a tomada de decisão dos fiscais e agentes administrativos.

O planejamento nesse contexto envolve ainda a aproximação junto aos cursos de Engenharia Florestal da Instituições de Ensino Superior, para fomentar o debate sobre a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, dos projetos pedagógicos, e a concessão de atribuições profissionais.

Além disso, desde a realização do 9º Congresso Florestal Brasileiro, as políticas e a institucionalidade federal dedicada à regulamentação, fomento, controle, ordenamento, conservação, manejo e uso sustentável das florestas, com influência sobre o setor florestal, vem sendo estudadas e discutidas, delineando-se proposituras para seu aperfeiçoamento.

Investimentos em comunicação também tem sido prioridade, visando garantir destaque ao manejo florestal sustentável como instrumento da política de meio ambiente dos mais importantes para conciliar o uso das florestas e a conservação, e à atuação estratégica dos Engenheiros e Engenheiras Florestais nesses processos.

RESULTADOS RECENTES DA ATUAÇÃO DA SBEF

A atuação sinérgica entre a SBEF, as Entidades filiadas e a CCEEF fortalece a Engenharia e a Ciência Florestal, em benefício da sociedade e de nossos(as) profissionais. Confiram os principais resultados:

– Diagnóstico e proposta submetidos ao Governo Federal, para fortalecimento do Serviço Florestal Brasileiro, como autarquia de natureza especial, integrante do SISNAMA e do SNUC, dedicada a regular e fomentar o manejo e o uso sustentável das florestas no Brasil.

– Campanha de comunicação do Confea sobre a importância do manejo florestal e da Engenharia Florestal, com vídeos institucionais produzidos e veiculados na TV paga (CNN e Globonews) e nas redes sociais.

– Ingresso, junto ao Confea, na Ação Civil Pública nº 1040135-90.2019.4.01.3400, contra a Resolução 480/2018 do CFBio.

– Plano Nacional de Fiscalização para os Creas, focado na responsabilidade técnica sobre o manejo florestal e a supressão de vegetação no SINAFLOR aprovado pelo Confea.

– Acordo de Cooperação Técnica formalizado entre o Ibama e o Confea, para acesso aos dados do SINAFLOR para ações de inteligência e fiscalização dos Creas.

– Proposta de ato normativo para balizar a concessão de atribuições para atuação profissional no Plano de Manejo Florestal Sustentável.

– Proposta e articulação para inclusão da Eng. Florestal entre as profissões da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura.

– Realização do 9º Congresso Florestal Brasileiro e do 1º Encontro Nacional de Curso de Eng. Florestal, sobre as diretrizes curriculares nacionais, em julho de 2022, em Brasília-DF.

– Participação em eventos, aulas de Eng. Florestal e palestras para divulgar a importância do manejo florestal e da Engenharia e Ciência florestal.

– Participação em reuniões da Comissão de Gestão de Florestas Públicas, órgão do Serviço Florestal Brasileiro, que assessora, avalia e propõe diretrizes para gestão de florestas públicas brasileiras.

– Projeto de resgate histórico da SBEF e Eng. Florestal, com Live no dia do(a) Eng. Florestal e entrevistas junto aos ex-presidentes e lideranças.