Atuação Profissional

Onde (e com o que!) atua um(a) Engenheiro(a) Florestal?

Os Engenheiros (as) Florestais são profissionais altamente capacitados para atuar com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade, podendo atuar e interagir em diversos setores da economia brasileira, com responsabilidade e eficiência. Suas atribuições estão constituídas na Resolução nº 218/73 do CONFEA (colocar o link: https://normativos.confea.org.br/Ementas/Visualizar?id=266).

Do ponto de vista estratégico, são especialistas formados para contribuir no planejamento e execução de importantes políticas nacionais, como o Código Florestal, a Gestão de Florestas Públicas para Produção Sustentável, a utilização e proteção do Bioma Mata Atlântica, a Política e o Gerenciamento de Recursos Hídricos, a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação da Natureza, a Política de Florestas Plantadas e a Política de Recuperação da Vegetação Nativa.

A atuação se dá tanto em empresas privadas como em órgãos públicos (na esfera municipal, estadual e federal), em organizações não governamentais e, também, de forma independente, como empreendedores(as) e consultores(as) autônomos(as).

Essa atuação pode ocorrer em empresas do ramo madeireiro (serrarias, laminadoras, fábricas de painéis, de móveis e utensílios diversos de madeira), de celulose e papel, carvão, energia a base de biomassa, entre outras.

Na área ambiental e florestal, as empresas onde este profissional atua fazem serviços e obras para o uso sustentável das florestas, por meio do plano de manejo, inventário e reposição florestal, o licenciamento ambiental, a proteção dos ecossistemas, seu monitoramento e gestão, tanto em unidades de conservação como em florestas nativas diversas.

Atuam na recuperação e restauração de florestas e áreas degradadas, visando a recuperação do solo e da água, da fauna e da flora do local, ajudando a mitigar os impactos das ocupações humanas e os extremos climáticos regionais. Além disso, é profissional que tem formação para atuar na prevenção e no controle de incêndios florestais e na restauração de áreas que sofreram incêndios.

Também no setor de meio ambiente, os Engenheiros (as) Florestais atuam na certificação florestal e ambiental de produtos e de empreendimentos diversos, envolvendo todo o processo de criação do sistema de certificação até a sua aplicação, revisão e aperfeiçoamento. A bioeconomia e a mitigação das mudanças do clima dependem em muito do trabalho deste profissional.

No meio urbano, atua nos setores de paisagismo, arborização viária e florestas urbanas (parques, praças, bosques), além de atuar na avaliação, gestão e mitigação de impactos ambientais residenciais, comerciais e industriais que tenham relação com os elementos fundamentais dos ecossistemas (solo, água, ar, fauna e flora).

No meio rural, além de atuar na produção florestal de produtos madeireiros, também atua na produção de produtos florestais não madeireiros, tais como as castanhas, frutas (açaí, cacau), plantas medicinais, condimentares, aromáticas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Entre os sistemas de produção, pode atuar no meio agropecuário nos sistemas agroflorestais (SAFs), agroflorestas e sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).