Institucional

Sbef

Conheça a SBEF

A Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais – SBEF é a entidade máxima representativa dos(as) profissionais de Engenharia Florestal no Brasil.

Fundada em 11 de julho de 1968, é uma entidade sem fins lucrativos de caráter federativo, com sede e foro em Brasília – DF, constituída pelas Entidades representativas de Engenheiros e Engenheiras Florestais existentes no Brasil.

Além das Entidades filiadas Estaduais ou Regionais, a SBEF também é composta por associados(as) honorários e por entidade representativa nacional de estudantes de Engenharia Florestal, a ABEEF.

 

ADMINISTRAÇÃO DA SBEF

As Entidades filiadas efetivas têm direito a se fazer representar no Conselho Deliberativo da SBEF, órgão máximo de administração da entidade.

O Conselho Deliberativo é formado pelo(a) Presidente da SBEF, pelos(as) Presidentes das Entidades filiadas – ou seus(suas) representantes, pelos(as) ex-Presidentes da SBEF, por um(a) representante da ABEEF, e por delegados(as) das Entidades filiadas, conforme regras e resultados do processo eleitoral.

Outros órgãos administrativos da SBEF incluem a Diretoria Executiva, constituída pelo(a) Presidente, Vice-Presidentes, Secretários(as) e Tesoureiros(as) da SBEF, e o Conselho Administrativo / Fiscal, que fiscaliza a atuação da Entidade.

A Diretoria Executiva representa a SBEF judicialmente e extrajudicialmente em sua plenitude, coordena a elaboração e execução do orçamento e plano de trabalho da gestão, é responsável por cumprir e fazer cumprir o Estatuto da SBEF, regulamentos, bem como as resoluções do Conselho Deliberativo, e por decidir, ad referendum, sobre situações extraordinárias ou que requeiram soluções urgentes, entre outras competências.

ATUAÇÃO DA SBEF

A SBEF tem por finalidade congregar e representar, no âmbito nacional e internacional, as Entidades e profissionais da Engenharia Florestal, na defesa dos seus direitos, além de reunir a classe, colocando a Ciência Florestal à serviço das florestas, do ambiente e da Sociedade.

Entre outras ações, trabalha para a conservação e preservação dos recursos naturais renováveis em todo o território nacional, participando das discussões nacionais e internacionais, propondo Programas de Desenvolvimento Sustentável, estudos e soluções sobre os assuntos que possam representar impactos ambientais significativos, ou para a recuperação de áreas degradadas.

Atua em prol da valorização profissional, se empenhando em organizar, promover, participar e incentivar eventos nacionais, regionais, estaduais ou internacionais, sobre assuntos de relevante interesse florestal ou ambiental, bem como por meio da integração, capacitação e aperfeiçoamento profissional dos(as) Engenheiros(as) Florestais e da sociedade em geral.

A entidade também zela pela observância do Código de Ética Profissional do(a) Engenheiro(a) Florestal, do Código de Ética Profissional, e pelo fiel cumprimento da legislação que regula o exercício profissional.

Acompanhe os canais da SBEF e o Painel de Associados(as) para acessar os relatórios de atividades e publicações sobre as atividades e resultados da atuação da entidade e de suas filiadas.